quarta-feira, 11 de maio de 2011

Delineador - Parte I - Como passar

O delineador é o curinga da maquiagem e a aposta certeira para um look simples com olhar marcante. Segundo o maquiador Marcos Costa "delineador fica bacana com make clássico ou comtemporâneo. Basta fazer o traço nos olhos e pronto, não precisa de mais nada para ficar com o visual bonito".
O delineador está sempre em alta e confere um ar de glamour se usado com a combinação perfeita, para mim, pele bem feita, delineador, muita máscara e batom vermelho, esse é sem dúvida o make de uma "Diva". 
Foto: Ralf Nau/Getty Images
Sei que muita gente concorda comigo, mas também sei que outras tantas têm dificuldades na hora de passar o bendito, pensando nisso, resolvi fazer esse post com algumas orientações básicas para ajudá-las.
Vou dividir em dois, OK? Primeiro vamos ver algumas técnicas de como passar (sem muitos erros) e dicas de acordo com o formato dos olhos, depois no próximo post vamos ver os tipos de delineadores e os prós e contras de cada um deles.
Antes das técnicas, vamos dar uma olhada nas celebs que não abrem mão do delineador e abusam do ar de diva retrô...ah esses fotos vão convencer qualquer uma de aprender a usá-lo!
De cima para baixo, esquerda à direita - Dita Von Teese, Beyonce Knowles, Anne Hathaway, Drew Barrymore, Hilary Duff e Lauren Conrad
Angelina Jolie - quase sempre com um traço de delineador - linda, linda
 ...e minha eleita favorita com make delineado...
Kate Bosworth com traço estilo "gatinho" e seus olhos coloridos... linda!
Convencidas? Vamos lá? Vou mostrar duas técnicas diferentes, eu particularmente prefiro a segunda da Vic Ceridono (inspiradora), mas quem sabe o passo a passo do maquiador Marcos Costa seja mais fácil para algumas futuras adeptas (a foto aumenta ao clicar).
1. Aplique a sombra na cor que você escolheu por toda a pálpebra;
2. Abra o delineador e tire o excesso no bocal do tubo;
3. Comece pelo canto interno: apóie o pincel nos cílios para que o traçado não saia torto, para ter mais firmeza, apóie também o cotovelo;
4. Faça o traço sem parar, se isso ocorrer limpe e comece de novo;
5. Para engrossar a linha, repita os passos usando o risco anterior como base.

Fácil? Agora vamos ver o vídeo da Vic (Dia de Beauté), como já disse, acho a técnica dela mais fácil, diferente do Marcos que começa delineando de dentro para fora, ela começa de fora para dentro...

E então? Gostou do vídeo? Depois que eu o assisti consegui fazer um traço bem bacana.
Quer mais dicas? Vamos seguir então! Lembre que a forma dos olhos, o tamanho das pálpebras e a firmeza da pele influenciam no traço do delineador, se você tem:
Olhos pequenos: Treine um traço bem fininho e rente aos cílios. Se o traço ficar grosso, os olhos ficam ainda menores. Esse truque também vale para olhos fundos.
Olhos grandes: Quem tem um olhar como o da atriz Juliana Paes pode usar traços grossos. Mas se você tem olhos grandes como os dela, porém com pálpebras pequenas, deve preferir a linha fina.
Pálpebras caídas: Para disfarçá-las, invista em um traço superfino que não ultrapasse o canto externo do olho. Esqueça o efeito gatinha (quando o traço continua após o fim da pálpebra). Ele é indicado apenas para pálpebras muito firmes ou olhos grandes.

Alguns estilos de traços:

Se você estiver com muita pressa e for iniciante, é melhor deixar para outro dia. É preciso paciência para o resultado sair legal.
E então? Gostaram do post? Espero que tenha sido instrutivo e tenha esclarecido algumas dúvidas, agora não percam o próximo, nele vamos falar dos tipos de delineadores e os seus prós e contras.
Me contem, vocês são adeptas ao delineador? Alguma dica ou jeitinho de passar diferente que queiram compartilhar? Fiquem a vontade para fazê-lo nos comentários!


PS: Demais fotos / Divulgação

5 comentários:

  1. Legal!
    Como consultora Natura, deveria “puxar a sardinha” para o lado do Marcos, mas prefiro o vídeo da Vic.
    Eu adoro delineador, foi o primeiro produto de maquiagem que eu me atrevi a usar há muitos anos...
    Quando comecei, ainda não existiam os delineadores de ponta rígida, conhecidos como “canetas”. Era aquele de pincel molengo mesmo, dava um trabalhão para passar. Aí eu tive a idéia de pegar aquele palito de unha com algodãozinho (semelhante ao que fazemos para limpar o esmalte) e molhar no demaquilante. Fazia um traço bem de qualquer jeito e tirava o excesso (ou melhor, o erro!) com o palitinho. Dava super certo!
    Com o surgimento da ponta rígida, tudo ficou mais fácil! Hehehe! Então, aprendi a técnica dos “pontinhos”: tira o excesso do produto na borda do frasco, e faz pontinhos bem suaves, um bem coladinho com o outro. Depois é só emendar tudo. Eu acho uma boa opção para quem quer começar a brincar.
    Hoje em dia é automático, porém ainda não é perfeito! ;o)

    ResponderExcluir
  2. Oi Ale, adorei sua visita, comentário e dica dos pontinhos, super válida mesmo! Obrigada pela contribuição! Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ale, Adorei o post, eu ainda brinco com delineador.
    Nao sabia dos "canetas" e achei bem legal e muito prático.
    Agora tem uma coisa que eu uso e muito, é o truque da "bába" hihihihi, dá muito certo!
    E realmente, de fora pra dentro eu acho muito mais fácil.
    Ah... e que pele a Vic tem neh!

    Beijos =D

    ResponderExcluir
  4. Eu também adorei as dicas da Vic e a dica da minha cunhada, de fazer os pontinhos... acho que vou começar a treinar =)
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Isso amilga, começa a treinar, mas lembre que a pontinha da caneta tem que estar direitinho.. a minha não conta! Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...