sexta-feira, 23 de março de 2012

O que usar em uma entrevista de emprego???

A regra de que a primeira impressão é a que fica é ainda mais verdadeira para quem está em busca de emprego.

Além do jeito como o candidato se porta e fala de suas habilidades, a forma como ele se apresenta também é avaliada pelos recrutadores.

Alguns figurinos podem garantir uma imediata impressão negativa do entrevistado, ofuscando todas as qualidades profissionais que poderiam ser relevadas na entrevista. Mas, com que roupa se apresentar? Vamos supor que você está concorrendo a uma vaga na administração corporativa de uma multinacional. 
 
Em linhas gerais e para não errar, opte por um traje um pouco mais formal, não precisa necessariamente ser um terninho ou tailleur que pode parecer conservador demais, você pode usar uma boa calça de alfaiataria, camisa e um blazer ou camisa, cardigã e saia lápis também são uma boa pedida.
Opte por cores neutras e sólidas, dê preferência ao preto, cinza, branco, azul marinho, marrom e bege. Na dúvida, evite estampas, escolha o básico, menos é mais, com certeza!
Vestidos e saias também podem ser usados, desde que tenham um bom caimento e estejam na altura do joelho. Se optar por vestido, escolha um modelo com mangas e dispense modelos com "alcinhas" 

Muito mais fácil do que dizer o que usar é dizer o que não usar em hipótese alguma... calça jeans, decote, roupa apertada, saia curta, chinelo ou rasteirinha, transparência, blusa curta mostrando a barriga, blusa regata, tênis.... socorro!!! Tudo isso é terminantemente proibido!!
 
Lembre que o entrevistador está sim de olho em suas qualificações e experiência, mas também em sua apresentação pessoal. As roupas que você usa "falam" sobre você e podem depor contra a imagem profissional que você está tentando imprimir na tão esperada entrevista.

Neste dia, nada pode chamar mais a atenção do que seu belo currículo, por isso evite:

- Maquiagem muito forte, opte apenas por camuflar imperfeições como marcas de espinhas e olheiras, faça apenas o suficiente para ter um ar saudável. O contrário também não é legal, aparecer pálida e com cara de cansada na entrevista não lhe favorecerá em nada...

- Muito perfume ou perfume doce, neste dia, deixe de lado as fragrâncias sexys e adocicadas, use um perfume mais "fraquinho" menos marcante - já pensou se o entrevistador é alérgico?? Ele vai querer te expulsar de sua sala antes de mesmo de chegar ao fim da entrevista..

- Acessórios grandes ou muito acessórios: Repito, nada pode chamar mais a atenção do entrevistador do que seu currículo, não use brincos muito grandes, muitos anéis ou pulseiras com berloques que fazem barulho, nesta ocasião, use acessórios discretos!

- Unhas: Opte por usar cores neutras e dispense as unhas super compridas e chamativas. Também não demostre desleixo com unhas roídas e esmalte descascando...

- Sapatos: Use sapatos confortáveis (leia confortáveis e não inapropriados como tênis e sandálias rasteiras) e nada de salto 15cm e sapatos coloridos, mais uma vez, seja discreta!!! Opte por um scarpin preto ou marrom, o que melhor ornar com a roupa escolhida.

- Cabelos, limpos e bem arrumados, nada de cabelo incomodando no rosto... se incomodar, prenda!! Raíz por fazer também é péssimo conota desleixo, vá ao salão dar um jeito!

Maquiagem para trabalho
A palavra chave para causar uma boa impressão é a discrição! Vestir-se para uma entrevista de emprego ou até mesmo para o trabalho requer bom senso, pense na impressão que você quer causar no ambiente corporativo, arrumar-se bem é valorizar a sua posição e companhia onde trabalha. E nunca esqueça, a roupa que você vai ao shopping ou ao parque nunca será a mesma roupa que usará para ir ao trabalho ou à a busca de uma colocação no mercado, se você se olhar no espelho antes de sair para um entrevista e perceber que usou essa roupa fim de semana passado, tem algo errado, repense seu figurino e troque-o na hora.

Além dessas dicas, seja pontual, demonstre segurança e confiança. E quer saber? Seguindo essas dicas, aposto que vaga será sua! 

Bom, espero ter ajudado com essas dicas super básicas!

Esse post foi pedido pela leitora Paula Kiefer, quer pedir um tema especial? Deixe um comentário aqui no BR, mande um e-mail para allyradke@yahoo.com.br ou me ache no Facebook


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...