Em editoriais, nas passarelas, na rua: o laranja combinado ao pink é a dobradinha fashion da vez (fotos: editorial da Revista Wonderland, look de Stella Mccartney e Eva mendes) |
O color blocking, tendência que mistura várias cores em uma mesma produção, ganhou espaço aqui no Brasil no último inverno e chega ao verão como a tendência da vez. A diferença entre uma estação e outra é simples: se lá atrás a paleta de tons era mais democrática, agora ela foca em combinações em torno do laranja (lembram que falei aqui e aqui da Orange Wave?), como o laranja e pink. "O laranja é o novo vermelho", afirma Paula Martins, consultora de estilo, referindo-se a cor que foi vedete na temporada passada.
Basta uma olhada rápida nos últimos desfiles para constatar: a ideia apareceu nas passarelas da Maria Bonita Extra, Giulia Borges, Água de Coco e 2nd Floor, entre outras marcas. "Depois de uma crise mundial, que na moda foi marcada pelo resgate dos uniformes militares, vivemos tempos mais alegres e isso se reflete naturalmente em looks coloridos. É uma resposta àquele período mais austero", diz a consultora.
Dos óculos espelhados às roupas: o laranja ganha a cena em looks que pedem atitude (foto passarela: Giulia Borges) |
Cores são mais alegres e mais informais. Mas também são mais fáceis de usar? "No Brasil, já temos essa cultura de usar cores. A novidade é aprender a combinar tons vibrantes no mesmo look, sem que isso fique pesado demais", diz Paula.
A seguir, algumas regrinhas-chave para investir na tendência sem errar a mão:
• O jeito mais literal (e também mais ousado) de usar essas duas cores é escolher uma peça de cada tom e combiná-las. Para neutralizar o efeito color blocking, invista em acessórios terrosos, como sandálias de madeira.
• Quem for mais fashionista e quiser dar um passo além, a dica é mesclar peças estampadas nessa cor. Mas se você não se sentir segura para tanto, uma boa ideia pode ser escolher um top que misture essas duas cores e usá-lo com uma parte debaixo neutra. Uma dica: escolha tons de bege, como o camelo, que também está em alta.
Ideias da passarela: o maiô da água de coco vira um lindo top. Já a sandália da Cia. Marítima tem o toque de cor necessário para dar um up em produções neutras |
• Se seu quadril for largo, não pense em desistir das cores por conta disso. Apenas tome um cuidado a mais. O segredo do equilíbrio fica na modelagem. Prefira calças com cortes retos, de alfaiataria, ou de tecidos mais estruturados.
• No escritório, cores fortes assim passam uma imagem muito informal. Antes de apostar nelas, faça uma avaliação cuidadosa do ambiente em que trabalha. Talvez o mais recomendado seja deixar os pontos de cor somente nos acessórios. Já na noite, qualquer tipo de combinação é bem-vinda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário